O filantropo e educador José Miranda de Oliveira Filho (in memorian) será agraciado, neste sábado (17), com o título de doutor Honoris Causa em educação para a Vida e Assistência Social pela Faculdade de Educação Uniscecap. A cerimônia ocorre na sede da LBV. Miranda foi reconhecido pela fundação de 54 escolas assistenciais no Brasil e no mundo.
Ex-professor da Secretaria de Educação do DF e diretor presidente das Obras Sociais Jerônimo Candinho, Miranda fundou o Colégio Allan Kardec. Com a metodologia do Colégio, estimulou uma rede de escolas beneficentes com apoio integral e projetos de incentivo ao protagonismo juvenil e inserção no mercado de trabalho.
Foi dirigente do programa de voluntários Nacional e Internacional, a Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita (CONCAFRAS-PSE). O programa realiza um congresso anual que envolve em torno de 6 mil voluntários com foco principal no enfrentamento da vulnerabilidade alimentar com instituições sociais emergentes ao programa em Angola, Kenya - África, Brasil, Honduras, Guatemala, Estados Unidos, Argentina, Portugal dentre outros.
Foi presidente da editora Auta de Souza.
Se dedicou integralmente à família e a realização de atividades sociais ao longo de sua vida realizando parcerias relevantes para promoção social da comunidade e do indivíduo.
No período de 1997 a 2001, atuou em uma política pública de capacitação social” O Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador – PLANFOR”, implementado em todas as regiões do país a partir de 1996, sob a direção do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.
Sua atuação no campo da assistência social, também envolveu a direção programas de reforço nutricional que distribuíram mais de 170 mil cestas de alimentos e mais de 350 mil pratos de sopa ao longo dos últimos 40 anos, contando com o apoio de uma rede dedicada de voluntários. Essas ações visaram combater a insegurança alimentar e promover a saúde e o bem-estar das famílias atendidas.
Ao todo foram beneficiados mais de 65mil jovens, crianças e adultos na Instituição Obras Sociais Jerônimo Candinho, dirigida durante 35 anos pelo José Miranda de Oliveira Filho.
Faleceu em 2023, deixando cinco filhos.
*Serviço:* Cerimônia de entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao professor e filantropo, José Miranda de Oliveira Filho (In Memorian)
Auditório Parlamundi da LBV
Sábado, 17/08 às 20h
Comments